Depois ou agora?

Na vitrola: John Lennon - Imagine

O passado é o reflexo o que fomos. O presente é o que somos. O futuro é uma projeção do presente e do passado. O que fomos e o que somos ecoam nos futuros presentes. O passado nós temos certeza que vivemos. O presente nós sabemos que estamos vivendo. E o futuro? Ninguém sabe como será. Ninguém sabe que tipo de presente será. Ninguém sabe que tipo de passado se tornará. Será que é importante ficar pensando neste complexo sistema do tempo? Sim, devemos ter a ciência que o presente é uma fração de segundos. Temos que ter a ciência que a vida é curta. Temos que ter a ciência que devemos viver o momento chamado agora. Através desta consciência poderemos valorizar o momento que estamos vivendo e respirando. Porém, não podemos ficar presos em relação às expectativas futuras. Nem presos o que fomos um dia. O que nos sobra? O agora. É um tema tão clichê. Muitos filósofos e escritores falaram sobre este assunto. Só que muitos vivem em um mundo paralelo a essa obviedade. Quantas vezes deixamos para amanhã o que poderíamos fazer hoje? Quantas vezes tivemos presos ao passado, como se ele tivesse vivo, sendo que não está mais? Quantas vezes ficamos perdendo tempo sonhando com um futuro, sem fazer nada por estes sonhos? Quantas vezes deixamos de dizer “eu te amo”? Quantas vezes deixamos de sorrir para as pessoas que nós amamos? Quantas vezes deixamos de viver em paz? Quantas vezes nos entregamos aos medos e deixamos a esperança de lado? Quantas vezes deixamos de viver o essencial? Quantas vezes vamos deixar para o depois? Até quando? Sim, nós deixamos. Até que um belo dia nós acordamos. Refletimos. E perguntamos para nós mesmos: o que estou fazendo com a minha vida? O que estou fazendo com o meu agora? O passado deve ser lembrado como uma simples recordação. O futuro deve ser planejado e sonhado, mas para conseguirmos concretizá-lo, o que devemos fazer? Viver o único tempo que temos: este milésimo de segundo chamado agora.

Escrito por Aline Goulart

9 comentários :

  1. O que escreveste está me fazendo chorar tanto... Por lembranças e razões pessoais.

    ResponderExcluir
  2. Um passado de sucesso e um futuro glorioso dependem de um presente bem vivido. Por isso, concordo com tudo o que tu escreveu, precisamos refletir constantemente sobre esse tema para não perdermos o fio da meada...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei emocionada. Acabei de dar um forte abraço na minha mãe disse o quanto ela é importante para mim. Gosto muito dos seus textos e sua forma de pensar. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua reflexão. O momento mais importante é o agora. Com certeza aproveitei muito desfrutando as suas palavras.

    Minha linda, estou morrendo de saudades. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline querida



    Eu sempre digo que temos que viver o agora intensamente, pois o passado não podemos mudar e o futuro não sabemos se virá.
    Então que a gente viva o agora com muita felicidade e com a coração cheio de amor.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  6. É para se pensar amiga, é para se pensar mesmo..beijos

    ResponderExcluir
  7. Texto maravilhoso,tudo está nas mãos de Deus, o amanhã pertence a Deus, muitas pessoas querem viver o hoje como se não houvesse o amanhã, fazem coisas absurdas, mas depois vem as consequências. A maior felicidade é estar com Deus não se preocupar com o dia de amanhã. Aline te fiz um convite de amizade no twitter, fique com Deus beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no Face

    ResponderExcluir
  8. Aline, dedico-me a este tema há vários anos; fiz inclusive um texto de conclusão de disciplina em um de meus cursos de mestrado sobre "história e tempo". No meu blog já abordei este assunto algumas vezes. Ou seja, tenho um certo conhecimento para dizer que você foi brilhante! Parabéns; admiro muito você. bjo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,
    Essa música é um encanto,adoro ouvi-la.
    O que estou fazendo agora?!As coisas acontecem de repente e nos levam a questionar o que de fato fazemos,se estamos vivendo o agora ou estamos perdidos em algum tempo nosso.
    Muitos questionamentos.

    Um ótimo domingo e agora resolvi compartilhar os textos lá no face,lembra que tinha falado disso contigo?!Ainda não compartilharei inteiros mas vamos ver no que dá né,rs.
    abraço =)

    ResponderExcluir

Layout e conteúdo por Aline Goulart.
Todos direitos reservados © 2012-2017.
| Voltar para o topo |